Bastidores

 Oito e Meio
 8½  é o oitavo longa do cineasta Federico felline, o meio do titulo veio por conta dos dois curtas que dirigiu . Durante as Gravações do filme Fellini mantinha grudado na câmera um bilhete para o ator Marcello Mastroianni que dizia : "Lembre-se isso é uma comédia "
 _________________________________________________________________________

 Grandes Amigas!

 
 "Havia muito melhores interpretações nas festas de Hollywood (ou nos bastidores) do que jamais houve nas telas de cinema." Bette Davis

 Não era mistério em Hollywood que Bette odiava Joan e que a recíproca era verdadeira. Durante as filmagens de “O que terá acontecido a Baby Jane?” Bette instalou no set uma máquina da Coca Cola visando única e exclusivamente provocar Joan, que era viúva do dono da Pepsi. 
Na sequencia, algumas frases ditas por Bette Davis sobre sua desafeta:
"Ela já dormiu com todos os astros da MGM, exceto a Lassie."
"Por que sou tão boa intepretando vilãs? Talvez porque eu não seja uma vilã. Talvez por isso a Joan Crawford sempre interprete mocinhas."
"Nunca se deve falar coisas ruins sobre alguém que está morto. Apenas coisas boas. Joan Crawford está morta. Ótimo!" (quando sua inimiga morreu em 1977)
"Não é porque alguém está morto que se tornou uma pessoa melhor!" (idem)
"Joan Crawford e eu nunca fomos amigas calorosas. Nunca fomos simpáticas. Eu a admiro e, ao mesmo tempo, sinto-me desconfortável com ela. Para mim, ela é a personificação de uma estrela de cinema. Eu sempre tive a impressão de que sua melhor performance era Crawford interpretando Crawford."
"Eu não mijaria nela nem se ela estivesse em chamas."
_________________________________________________________________________

Homossexual em Hollywood?
  Clift rejeitou vários pedidos de casamento feitos por belíssimas mulheres do porte de Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe, duas de suas maiores amigas.Entre seus colegas, entretanto, são conhecidos seus relacionamentos amorosos com Rock Hudson e James Dean.  Segundo alguns autores, Montgomery Clift era homossexual. Outros argumentam que era bissexual. Seu biógrafo Michelangelo Capua afirma que "Monty dormiu tanto com homens como com mulheres, esperando descobrir suas próprias preferências sexuais". Diz ainda que a mãe de Clift fala sem problemas da homossexualidade do filho: "Monty se deu conta que era homossexual muito cedo. Creio que tinha doze ou treze anos". ("Montgomery Clift: a Biography", p. 22)
Patricia Bosworth, que pode falar com sua família e muitas pessoas que conheciam o ator, escreve em seu livro 'Montgomery Clift': "Antes do acidente, Monty tinha incontáveis romances com homens e mulheres. Encaixava com sua personalidade ter relações desta maneira…depois do acidente e sua dependência química, passou a ser um homem mais sério e o sexo passou a ser menos importante para ele". 
 _________________________________________________________________________

 "Baseado em fato reais"
Segundo experts nos bastidores de Hollywood, o filme A Malvada (a história de uma fã que se aproxima de uma atriz famosa e, aos poucos, ocupa seu lugar), com Bette Davis e Anne Baxter, teria se baseado em uma situação real. Qualquer semelhança entre o mostrado no filme e o acontecido entre a atriz Tallulah Bankhead e Lizabeth Scott não seria mera coincidência.

_________________________________________________________________________

Astros que morreram durante as filmagens

James Dean -  Assim Caminha a Humanidade (1956)
uando Dean morreu num acidente de carro aos 24 anos, 'Giant' ainda estava sendo filmado. na época divulgou-se que ele já havia completado sua participação, mas uma de suas cenas mais importantes, um discurso, estava inaudível e teria que ser refeita. o diretor George Stevens teve que remontar várias cenas, para salvar o filme. o filme foi um grande sucesso e Dean foi indicado ao Oscar por ele.


Jean Harlow - Saratoga  (1937)
Jean foi a primeira grande sex symbol do cinema, loira platinada e linda, era uma grande estrela. em 1937, ela começou a filmar esta comédia romântica com Clark Gable. quando estava 90% pronto, ela começou a passar mal e depois de uma semana morreu com apenas 26 anos de idade. versões dizem que sua mãe, adepta de uma religião chamada Ciência Cristã, não permitiu que ela fosse tratada. internada não resistiu e morreu em decorrência de problemas renais, possivelmente causados pelas agressões que sofrera do marido. as cenas que faltavam ser feitas foram filmadas por uma dublê de costas. o filme foi um sucesso.

 


Tyrone Power - Salomão e a Rainha de Sabá (1959)
Power foi um dos atores mais populares do cinema, nas décadas de 30 e 40. em 1958 vinha de mais filmes de sucesso, quando filmava uma cena de duelo de espadas na Espanha, teve um ataque do coração fulminante, que o matou. o diretor King Vidor foi autorizado a substituir o ator por Yul Brynner e, assim, completar o filme. se você reparar bem nas cenas de duelo, vai notar Tyrone nelas.






Marilyn Monroe - Something's Got to Give (1962)
Marilyn estava numa fase complicada. cheia de problemas, vários abortos, abuso de remédios e causando problemas nas filmagens. o diretor George Cukor chegou a demiti-la e escalar Lee Remick para seu lugar, mas o ator Dean Martin, que tinha por contrato poder de escolher sua co-estrela, exigiu a diva. antes de voltar ao set, ela morreu devido a uma overdose de barbitúricos e o filme jamais foi completado. dele ficou famosa a cena de Marilyn nua na piscina


Natalie Wood - Projeto Brainstorm (1983)
A bela Natalie fez sucesso no cinema, desde criança. estava filmando este suspense, dirigido pelo gênio dos efeitos especiais Douglas Trumball, apostando que ele daria novo impulso à sua carreira. mas durante o feriado de Ação de Graças, ela saiu numa lancha com o marido, Richard Wagner e o amigo Christopher Walken e, num acidente mal explicado, ela, que não sabia nadar, caiu no lago e morreu afogada. os produtores preferiam ficar com o dinheiro do seguro, mas o diretor batalhou para completá-lo e conseguiu. mas o filme fracassou nas bilheterias.
_________________________________________________________________________

Marilyn and Travilla
Apresento-lhes um nome que não vos deve dizer nada, mas agora vão saber quem é William Travilla o homem que vestiu Marilyn Monroe. Travilla (1920-1990), foi um designer norte-americano para teatro, cinema e televisão. Mas tornou-se mais conhecido por vestir Marilyn Monroe em oito filmes. Durante anos Travilla foi designer da Twentieth Century Fox e, desenhou o mais famoso vestido de Marilyn, o branco esvoaçante que a atriz usou em “O Pecado Mora ao Lado” (1955). Hoje o vestido pertence à atriz Debbie Reynolds. 


Vestido criado por Travilla para apresentações pública da atriz 

Nesta foto, Marilyn escreveu:
"Hey, Billy, obrigada por todas as coisas maravilhosas que você me fez. Amor, Marilyn"


  O inesquecível branco esvoaçante de “O Pecado Mora ao Lado” (1955) 

 “Satin cor-de-rosa” usado pela atriz em “Os Homens Preferem as Loiras” (1953)

 Vestido desenhado para o filme “O Mundo da Fantasia” (1954) 

" Como Agarrar Um Milionario "(1953)